Observatório do Processo
Observatório do Processo Civil no STF
  • HOME
  • POSTS
  • NOTÍCIAS
  • EQUIPE
  • CONTATO
outubro 29, 2021

Partido questiona entendimento do STJ sobre dispensa de intimação do credor inerte

Na ação, o Solidariedade afirma que a falta de intimação do credor para início da prescrição intercorrente viola garantias constitucionais.

O partido Solidariedade ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 891, em que contesta entendimento vinculante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que dispensa a prévia intimação do credor (exequente) para início da prescrição intercorrente, em caso de extinção da execução por falta de bens penhoráveis do devedor. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

Na ação, o partido narra que o STJ alterou, sem modulação, o entendimento até então vigente a respeito da necessidade de intimação prévia do credor quando, no processo de execução, ele permanece inerte por prazo superior ao prazo de prescrição da ação principal. Antes da alteração jurisprudencial, a prescrição intercorrente só tinha início quando, após ser intimado, o credor não adotasse as diligências necessárias para o prosseguimento do feito.

Para o STJ, era necessário rever o entendimento, porque havia uma confusão entre os institutos do abandono da causa e o da prescrição. O partido, no entanto, sustenta que a mudança viola as garantias constitucionais da segurança jurídica e do ato jurídico perfeito.

O Solidariedade pede liminar para suspender a aplicação do entendimento do STJ e, para isso, alega urgência, tendo em vista os diversos processos de execução em trâmite naquele tribunal e em tribunais estaduais que poderão ser afetados com a aplicação retroativa da alteração jurisprudencial. No mérito, pede que seja declarada a inconstitucionalidade da tese vinculante fixada pelo STJ no âmbito do Incidente de Assunção de Competência (IAC) no Recurso Especial (Resp) 1604412.

Extraído do site do Supremo Tribunal Federal em 29/10/2021, às 12:21 (http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=475542&tip=UN).

<< Voltar para todas as notícias

Ministro Luiz Fux reforça que ações com pedido de destaque no Plenário Virtual têm julgamento reiniciado, conforme prevê normativo STF vai decidir se índice de juros de mora na condenação da Fazenda pode ser modificado após trânsito em julgado

Related Posts

Noticias do STF

Bem de família de fiador pode ser penhorado para quitar dívida de aluguel comercial, decide STF

Noticias do STF

Extinção de execução fiscal de baixo valor por falta de interesse de agir é tema de recurso no STF

Noticias do STF

STF vai decidir se índice de juros de mora na condenação da Fazenda pode ser modificado após trânsito em julgado

Observatório do Processo
Copyright © 2016 The Company, All Rights Reserved

Copyright © 2018 Observatório do Processo Civil no STF – Todos os direitos reservados.

Política de Uso

Desenvolvido por SP2 Corp